Comunicação mais próxima EUA-China é vital, diz secretária do Tesouro

Comunicação mais próxima EUA-China é vital, diz secretária do Tesouro

Janet Yellen em 2017

9 de julho de 2023

 

As duas maiores economias do mundo – Estados Unidos e China – têm o dever para consigo mesmas e com outras nações de se comunicarem mais de perto quando se trata de suas decisões econômicas e mudanças climáticas, disse a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, no sábado em Pequim.

Yellen e o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, falaram por cinco horas no sábado. O Tesouro dos EUA descreveu as reuniões como “sinceras, construtivas e abrangentes”, enquanto a mídia estatal chinesa as classificou como “profundas, francas e pragmáticas”.

O lado chinês expressou preocupação com as sanções dos EUA e medidas restritivas contra a China, disse a agência de notícias estatal Xinhua. O vice-primeiro-ministro disse que os dois governos devem voltar a um acordo alcançado em novembro passado por Biden e Xi para melhorar as relações.

“Os dois países devem agir com sentido de responsabilidade pela história, pelas pessoas e pelo mundo”, afirmou.

Sobre o clima, Yellen destacou que os EUA e a China são os dois maiores emissores mundiais de gases de efeito estufa.

Ela disse que “o financiamento climático deve ser direcionado de forma eficiente e eficaz” para apoiar instituições já estabelecidas como o Green Climate Fund, uma entidade da ONU que está se esforçando para apoiar uma mudança de paradigma na resposta global à mudança climática.

A visita de três dias de Yellen à China termina no domingo com uma entrevista coletiva no início da manhã.

Na sexta-feira, Yellen manteve conversas “sinceras e construtivas” com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, em Pequim.

Notícia relacionada[editar | editar código-fonte]
“Secretária do Tesouro dos EUA se encontra com primeiro-ministro da China”, Wikinotícias, 7 de julho de 2023.Fontes[editar | editar código-fonte]
 

Comunicação mais próxima EUA-China é vital, diz secretária do Tesouro


@zipcms | Social Content


Publicado

em

por

Tags: